segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Dicas: Saídas Fotográficas

Muitas pessoas me perguntam sobre como funcionam as saídas fotográficas que eu participo, se pode ir quem não sabe nada de fotografia ou só profissionais podem participar.


Por esses e outros motivos resolvi contar um pouco de minha experiência com essas saídas, e espero mostrar aqui um pouco daquilo que aprendi e compartilhei nessas saídas.

Quando resolvi começar a investir mais sério na fotografia, como não consigo ficar parada, fui pra net em busca de como me enturmar com pessoas da área para trocar experiências.
Eu acabei conhecendo um fotógrafo que me indicou o Flickr e os fóruns, e o site de um fotógrafo que dava cursos também e organizava umas saídas chamada Fotocultura.
Como não queria perder a oportunidade de estar no meio, fui acompanhar uma saída Fotocultura.

Cheguei no local marcado como ponto de saída e fui conversando com os participantes, e em alguns minutos já éramos mais de 70 pessoas a espera do sinal para começar a caminhada pelas rus do centro de São Paulo.

Naquele dia tínhamos como meta nos dividir em grupos e com alguns temas que foram propostos pelo organizador fotografar e fotografar.

O bacana desta saída foi que me senti bem a vontade, fui ganhando amizades e vi que ali eram bem mais pessoas apaixonadas por fotografia do que profissionais preocupados com um trabalho. E isso foi o melhor ponto porque cada um ali tem um jeito de fotografar, um olhar, uma dica de como mexer com a câmera, usar a luz, compor uma foto.

Nessa saída eu apredi que com a minha Sony H50 eu poderia fotografar sem que ela estivesse no meu rosto, focando algo. Só de deixar a câmera pendurada e segurando de forma que sua lente ficasse para frente, eu fotografei sem que as pessoas se sentissem invadidas ou quisessem me questionar sobre a foto. E o ângulo de visão da foto pronta foi melhor ainda, pois peguei algumas fotos interessantes.

O sair em grupo foi também muito bom porque cada um se preocupava com o outro do grupo e ninguem ficava sozinho correndo o risco de ficar sem as caríssimas câmeras.

Nessa primeira saída fotografei como doida, disparei o dedo horrores!!! Depois eu aprendi sobre o desgaste que a câmera tem com o tempo e os cliques, e além de ficar horas vendo fotos de uma única saída pude ver que não precisa ter milhões de fotos para fazer uma foto boa, o que eu precisava apenas era fazer "a foto" e para isso não precisamos de tantas fotos, sem esquecer que muitas fotos d´um resultado de muitos dvds de backup depois.
Hoje já me controlo um pouco mais, tento fazer poucas mas boas fotos que falem sobre o que quero transmitir.

Na saída, fotos dos colegas e pegar cada um numa pose no mínimo interessante é bacana. Meu noivo chegou a fazer até uma fotonovela com as fotos da galera.Isso é bem legal, mas vai depender do que se deseja como resultado da saída.

Tem gente que quer correr e sair clicando tudo, outros param meia hora no mesmo ponto e tiram o máximo de fotos e ângulos daquele lugar. Eu acho que você tem que fazer seu ritmo e ver exatamente o que deseja daquela saída.

Tem pessoas que só fotografam no automático, tem gente que ama um photoshop, tem gente que vai com analógica, tem gente que vai com digital, tem gente que usa as técnicas de fotografia e outro que não sabem patavinas... Cada um tem algo a aprender ou a ensinar,e basta você buscar isso de cada pessoa e partilhar conhecimento nas saídas.

Ah! Por falar em meu noivo (querido, amigo, um presente das saídas...) em uma das minhas saídas foi que o conheci e hoje estamos muito felizes juntos partilhando não somente um amor que nasceu numa saída fotográfica mas também o conhecimento do que aprendemos juntos. Saídas fotográficas não somente dá boas fotos mas como também boas amizades e quem sabe até um casamento!!! Acontece também umas brigas e divergências de opiniões, mas o respeitar a opinião do companheiro tem que prevalecer.

E com essas amizades, sempre sai saída fotográfica, seja ela com duas ou cem pessoas as saídas são boas oportunidades para quem é amante da fotografia.

Para quem quer participar de uma saída fotográfica, anote aí:

http://www.flickr.com/groups/fcv/
http://www.flickr.com/groups/clicksp/


Fotógrafa: Valesca E. Braga - www.clickarteacao.com.br

Nenhum comentário:

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture