segunda-feira, 26 de abril de 2010

Um pouco sobre... opiniões alheias

No início da fotografia, todos temos dúvidas de como evoluir, de como crescer e tirar fotos melhores.
Mas como, aonde e a quem perguntar para tirar as dúvidas?
Hoje é fato! Com a chega da tecnologia digital, a fotografia está ao alcance de todos. Hoje é possível tirar fotos belíssimas usando cameras compactas e até um celular. Sim! Celular! Acredite.

Mas... á medida que você vai “tirando” fotos, começa as duvidas. Ter a fotografia como hobby ou profissão? Amador ou profissional? Fotojornalismo ou fotografo de moda? Canon ou Nikon? E por ai vai!

Muitas duvidas... você começa a ver que existem uma infinidade de técnicas e maneiras diferentes de fotografar... e você, uma hora ou outra, vai desejar tirar duvidas com alguém. Mas quêm? ? ? ?

Aí é complicado... porque existem pessoas e pessoas. E muitas delas só enxergam o mundo á sua maneira. Então, não conseguem se colocar na posição do outro, na hora de expressar uma dica ou uma opinião.

Nota-se isso muitas vezes em comunidades de relacionamento como Orkut, Flickr, Facebook... alguém publica um tópico pedindo ajuda, alguém solidário responde com uma dica e logo em seguida aparece alguém que distorce o assunto e cria polêmicas desnecessárias.

Comunidades de relacionamento e compartilhamento geralmente não são lugares bacanas para se coletar opiniões neutras com base á conhecimentos profissionais. Se você procura evolução técnica. Porque raramente, ou nunca, alguém vai lhe dizer que sua foto está horrível ou o quê precisa fazer para melhora-la. Em tópicos... muita briga, alfinetadas e discussões.

Mas essas comunidades, são ótimas para fazer amizades, entrar em contato com outros amantes da fotografia, gerar um circulo de contatos, participar de eventos fotográficos.

Mas então.. aonde procurar dicas?

Posso dar uma “dica” ?  Repare nas fotos e nos trabalhos de outras pessoas, leia os sites que tratam de fotografia, domine as características da sua camera (como sempre diz a Claudia Regina)... e o mais importante! Nunca perca o SEU próprio senso crítico! Porque é com ele que você vai filtrar nas inúmeras “opiniões” que ouvir, o quê é aproveitável ao seu desenvolvimento e o que não é.

Saídas fotográficas são ótimas para você aprender a dominar a camera em situações diferentes no mesmo dia. Treinar o olhar fotográfico e tentar “fazer” uma ótima foto em cima de um tema ou situação inusitada.

No mais... faça amigos. Quanto mais trabalhos e posturas diferentes você ver e presenciar, mais claro ficará o caminho melhor a se seguir.

Estudar fotografia sempre é ótimo! seja faculdade, seja cursinho... são novas posturas, metodologias e tecnicas que agregam ao nosso conhecimento.

No mais, é só uma dica.
Na verdade cada um, precisa encontrar o seu próprio jeito e maneira de evoluir e crescer na profissão. Aproveitando o máximo do equipamento que tem em mãos.



Nenhum comentário:

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture