terça-feira, 27 de abril de 2010

Mas você só fotografa?

Quando alguém chega pra você e pergunta em que trabalha, e você responde que é fotógrafo, ainda tem gente que pergunta "mas você só fotografa?" como e fotografar fosse algo simples.


A vida de quem trabalha nesta área é como os outros trabalhos, temos momentos ruins onde corremos atrás de fotografias para cobrir nossos gastos de casa, temos nossos momentos bons de satisfação pelo trabalho realizado e reconhecido por muitos... Enfim! Fotografia não é tão diferente assim de outras profissões, mas requer um amor muito grande para se obter sucesso no que se faz. Assim como uma obra de arte, nós é que moldamos nosso caminho como fotógrafos. E isso é muito bom na fotografia pois temos várias opções!! É só buscar a que você mais se identifica.

Eu achava até engraçada a frase de um dos professores no final das aulas, vendo nossos rostos e perguntava se estávamos cansados, e depois da resposta que sim, ele falava " vai lá agora e cobra barato pelo seu trabalho!!! Você precisa se valorizar!! Valorizar seu trabalho!!"Realmente posso dizer que são sábias palavras porque uma foto não é só clicar e pronto, tem toda uma técnica, preparação antes e depois da foto antes de entregar para o seu cliente, tem a manutenção do seu equipamento, seus cursos, transporte... E ainda tem gente que não se valoriza e quer cobrar uns R$ 50,00 por uma sessão de foto.

Por isso, pense bem e analise tudo o que você faz!!! Faça um preço justo não só para você mas para seu cliente.

Nenhum comentário:

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture