quarta-feira, 7 de abril de 2010

Câmera Profissional

Muitas pessoas hoje olham minha Sony H50 e falam "nossa! câmera linda! É câmera profissional?"

De todos os cursos e conversas com o pessoal da área de fotografia, a definição "câmera profissional" não existe. Esse termo "câmera profissional" foi algo introduzido pelo comércio para diferenciar uma câmera com poucos recursos de uma câmera que além de comandos pode até trocar de objetiva (lente). E pelo público leigo na fotografia.

As câmeras são diferenciadas nas seguintes categorias:

Câmera compacta ou para principiantes: são pequenas, leves, fáceis de usar, têm menos opções para controlar (sendo, portatno, menos confusas).

Câmeras do tipo Bridge: como o próprio nome diz são a "ponte" entre as compactas e as reflex. Tem todos os comandos automáticos de uma compacta como os comandos manuais de uma reflex, e a diferença dela para uma que é considerada profissional é que não se pode trocar a objetiva (lente).

Câmeras Reflex: são as chamadas profissionais pois além de vários comandos automáticos e manuais você tem a possibilidade de trocar a objetiva (lente) dando assim mais opções para focar seu alvo a ser fotografado.

Mas não se engane!! Câmera profissional não existe! O que existe são fotógrafos profissionais, que vivem do rendimento ($$$) da profissão para sustento e investimento pessoal.
Você não tem como diferenciar uma foto de capa de jornal se foi feita com o celular ou com uma câmera reflex. E olha que eu já ouvi fotógrafo de jornal dizer que a foto de capa foi feita com celular!

Nenhum comentário:

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture