quinta-feira, 8 de abril de 2010

Caça ao Photoshop



“Uma notícia para deixar de cabelos em pé atrizes como Fernanda Young ou "modelos-e-atrizes" do BBB: está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga imagens tratadas com Photoshop a virem com a advertência "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".

O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), dirige-se inicialmente apenas a imagens publicitárias, o que eliminaria, por exemplo, os "banhos de Photoshop" que revistas masculinas promovem nas fotos de suas modelos nuas.

O projeto prevê multa de R$ 50 mil para quem desobedecer a lei. Wladimir Costa, autor do projeto, é um cantor de música brega e radialista sensacionalista paraense que, durante a campanha eleitoral, subia só de cuecas em trios elétricos para chamar a atenção para sua candidatura.

Segundo ele, o objetivo da proposta é acabar com a "idealização" do corpo humano. Projetos semelhantes também já estão em discussão na França e na Inglaterra. Ambos propõem que os anúncios sejam mais realistas e as imagens sofram menos intervenções do Photoshop.”

materia de Fernando Souza Filho para o MSN Tecnologia

 ------------------------------------------------------------

Essa foi a noticia que saiu no MSN Tecnoclogia.
Bom... o que dizer de tal noticia...

Acho que a classe política deveria se ocupar mais com questões prioritárias para a sociedade. Mas como não fazem isso...

Dentro da mídia há quase inúmeras vertentes da fotografia unida ao design. Uma capa de revista, entendo eu, que seja focada na melhor imagem possível. Não a considero como “foto”. Mas sim como “ilustração” daquele tema.

Se fossemos pensar no uso de programas gráficos na fotografia pura e simplesmente, ai sim teríamos debates calorosos sobre o uso ou não uso do Photoshop, Lightroom e similares.

Acho que tudo é valido DEPENDENDO o foco, objetivo e resultado final que o fotografo ou artista deseja aquela foto ou coleção.

Para um fotografo profissional, sempre acredito que vale a busca da imagem perfeita já partindo da camera. Saiu “perfeita” da camera”? ok! Como fotografo está no caminho certo.

Com esta foto, você precisa de resultados que a camera não produz? Então coloca seus dotes de Designer e artística digital porque programas gráficos no mercado não faltam.

Nenhum comentário:

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture