terça-feira, 25 de junho de 2013

Skater

Skater
Skater,
upload feito originalmente por Alexandre S Dias.
Foto(cultura) do dia: 25/06/13

Skater, Alexandre Dias

http://www.flickr.com/photos/asdias/9130708239/in/set-72157634317049780

Foto feita durante nossa última oficina, Fotografia em Preto e Branco, no centro de São Paulo, 23/06. O legal nessa foto é que se trata do famoso efeito panning, e mostra como essa técnica fica legal também em monocromático, pois o fundo se torna uma mancha bastante neutra. Veja como fazer esse efeito passo a passo:

- Selecione uma velocidade baixa, mas não muito, por volta de 1/20s (ou 20), ou um pouco mais rápido, até 1/40s no máximo (se usar uma tele-objetiva dever ser um pouco mais rápido). A abertura será a adequada conforme a luz. Você pode deixar no modo "prioridade de velocidade" ( S ou Tv) ou no modo "manual", mas neste você deverá preparar antes, escolhendo o local onde fará o clique e medindo a luz ali.

- Escolha o carro (ou bike, etc..) quando este estiver vindo, mas decida previamente onde irá "pegar" este. Venha acompanhando ele no seu visor, mantenha bem no meio, na velocidade exata dele.

- No momento escolhido (geralmente com o veículo bem perto de você) clique, mas continue seguindo o seu “alvo” com a câmera até ter certeza que a foto foi feita.

- Ao término da exposição, se você conseguiu mover a câmera na mesma velocidade dele, este deverá estar nítido enquanto o fundo ficará borrado.

+ detalhes: http://www.fotocultura.net/index.php/artigos-e-dicas/75-panning-efeito-para-fotografia-dica-fotocultura

(quase) Todo dia indicamos aqui a "foto do dia", ou melhor, a Foto(cultura) do dia. Esta deve ser uma boa foto, mas também contribuir para discussão sobre a fotografia, a cultura, a cidadania, etc. Na verdade pessoal, acreditamos que o mais importante na fotografia não é a técnica, mas sim a criatividade, e a criatividade (assim como a técnica) precisa ser desenvolvida, e esperamos assim contribuir para isso! Veja esta e as anteriores aqui: http://www.facebook.com/groups/fotocultura/ e aqui: http://saidasfotocultura.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture