quinta-feira, 4 de novembro de 2010

18ª saída e 3ª Fotoescambo Fotocultura



Vamos voltar para a nossa Augusta, e desta vez invadiremos os Jardins em pleno domingo!
Vai rolar Fotoescambo!

A Rua Augusta é muito peculiar, em seus dois lados a vida é agitada, mas com características muito diferentes. Do lado que liga a Paulista aos Jardins e por suas redondezas a marca são as lojas de roupas, de grife e descoladas. Já no lado que leva da Paulista ao centro, a Baixa Augusta, a vida boêmia é agitada, todas as noites. Barzinhos, restaurantes, saunas e muito mais.

Nesta saída iremos ao lado "A" da Augusta. Mas antes faremos o Fotoescambo, que é a troca de fotos, um incentivo ao hábito de colecionar fotografia, conhecer o trabalho de outros fotógrafos, enfim, um incentivo à arte fotográfica.

Por isso criamos o Projeto Rua Augusta, Lado B/Lado A, para mostrar as diferenças e semelhanças entre estes dois lados da mesma rua, que representam dois lados da cidade, que, separados pela avenida mais famosa de São Paulo, se tocam e se distanciam!

A proposta dessa segunda saída será retratar o Lado A, o lado dos jardins, com suas lojas elegantes, e seus personagens "fashion"! Todos estão convidados!

28/11/2010, domingo - 10hs
Parte do Projeto Rua Augusta, Lado B / Lado A

Organização e Produção
Yuri Bittar
Clélia Jacyntho

Ponto de encontro:
Av. Paulista x Rua Augusta (em frente ao Conjunto Nacional e próximo ao Metrô Consolação)

Quem pode participar:
As Saídas Fotocultura são totalmente livres e gratuitas, qualquer pessoa pode participar, com qualquer tipo de câmera.

Como funciona:
A inscrição é feita na hora do evento. Não tem pré-requisitos e é gratuita. Basta colocar seu nome na lista e se juntar ao grupo para sair fotografando!
Roteiro e programação da saída:
10hs - Concentração e Fotoescambo11hs - Início da caminhada - descida da Augusta13hs - Concentração na esquida da Augusta com Rua Oscar Freire

Proposta Foto Escambo:1. Cada participante pode levar uma ou mais fotos (de própria autoria) para trocar com os outros participantes. 2. As fotos tem que ser em papel, de qualquer tamanho, desde 10x15 até 24x30. (sugestão de local para ampliar fotos: Photoloab: www.photolab1.com.br http://www.photolab1.com.br/) Também é muito interessante que a foto esteja assinada, com umaetiqueta contando um pouco sobre ela e seu autor. 3. Não é obrigatório levar fotos, quem não puder pode comparecer mesmo assim. 4. A troca será feita antes da saída

A Rua Augusta:Criada no final do século 19 foi uma das primeiras da região, quando foi aberto o loteamento do bairro da Bela Sintra, na mesma época foi criada a Rua da Real Grandeza, atual avenida Paulista. Até 1942 a Rua Martins Fontes era o início da rua Augusta. O trecho do centro até a Av. Paulista (baixa Augusta) já concentrou lojas luxuosas de decoração e roupas, cinemas e cafés freqüentados pela elite paulistana. Se transformou em point da juventude, principalmente a partir dos anos 60. Aos poucos seu perfil mudou, e hoje concentra uma cena boêmia alternativa e também prostituição, com diversas saunas e boates.

O trecho Paulista-Jardins por sua vez é mais fashion, marcado por lojas de roupas e acessórios. Nas ruas próximas e travessas, como a Rua Oscar Freire, se encontram as maiores grifes do mundo.

O que encontraremos lá:Recentemente o lado do centro, ou baixa augusta, tem sido invadida pelos moderninhos da cidade, e hoje casas noturnas mais descoladas convivem com os “inferninhos”, na rua mais heterogênia da cidade, quem sabe do país. Um cenário rico para a fotografia, permitirá aos “saíderos” realizarem muitas e variadas fotos. Agora o que encontraremos lá, depende de nós!

História das Saídas Fotocultura: Realizamos as Saídas Fotocultura desde 2008. No começo eram apenas para os alunos do curso Fotografia e Cultura Visual, ministrado por Yuri Bittar. Depois de pedidos foi liberada a participação dos ex-alunos, e depois de qualquer pessoa, o que se mostrou extremamente interessante, pois quanto mais gente maior é o aprendizado. A cada saída temos buscado criar uma proposta nova, assim já tivemos o Desafio Fotográfico, o Poser Day, o Fotolove e o Fotoescambo!Veja como foram as saídas anteriores e tudo sobre as Saídas

2 comentários:

Crissant disse...

As saidas de vocês parecem bem divertidas e de bastante aprendizado.
Abraço e boa saída!

Valesca E. Braga disse...

Crissant

Você está convidada a participar conosco destas saídas!

Programe-se e nos acompanhe!
Pode ter certeza que além de um bom passeio fará novas amizades e muitos clicks bacanas!

Valesca

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture