sexta-feira, 8 de outubro de 2010

17ª Saída Fotocultura: Rua Augusta Lado B


digite o restante do post


17ª Saída Fotocultura: Rua Augusta Lado B

19/10/2010 - 18hs

Parte do Projeto Rua Augusta, Lado B / Lado A

A Rua Augusta é muito peculiar, em seus dois lados a vida é agitada, mas com características muito diferentes. Do lado que liga a Paulista aos Jardins e por suas redondezas a marca são as lojas de roupas, de grife e descoladas. Já no lado que leva da Paulista ao centro, a Baixa Augusta, a vida boêmia é agitada, todas as noites. Barzinhos, restaurantes, saunas e muito mais.

Por isso criamos o Projeto Rua Augusta, Lado B/Lado A, para mostrar as diferenças e semelhanças entre estes dois lados da mesma rua, que representam dois lados da cidade, que, separados pela avenida mais famosa de São Paulo, se tocam e se distanciam!

A proposta dessa primeira saída será retratar o Lado B, o lado do centro, com sua vida noturna, suas luzes e seus personagens! Todos estão convidados!

Organização e Produção
Yuri Bittar - www.yuribittar.com/
Clélia Jacyntho - www.flickr.com/people/cleliaj/

Apoio
Grupo Luminous (fotoclube)
espaço finePhoto

Ponto de encontro:
Av. Paulista x Rua Augusta (em frente ao Banco Safra e próximo ao Metrô Consolação)

Quem pode participar: As Saídas Fotocultura são totalmente livres e gratuitas, qualquer pessoa pode participar, com qualquer tipo de câmera.

Como funciona: A inscrição é feita na hora do evento. Não tem pré-requisitos e é gratuita. Basta colocar seu nome na lista e se juntar ao grupo para sair fotografando!

Roteiro e programação da saída:
18:00 – Concentração
18:30 – Início da caminhada
- Rua Augusta, desde a Av. Paulista
- Rua Martins Fontes
- Rua da Consolação
21:00 – Término (Metrô Anhangabaú)

Prêmios
Haverá, no final da saída, sorteio de 3 (três) prêmios, que são:
- 1 vaga no curso A fotografia e a Cultura Visual - 06/11/2010 - Sábado (no Espaço Fine Photo)
- 1 camiseta Fotocultura
- 1 camiseta finePhoto

A Rua Augusta:
Criada no final do século 19 foi uma das primeiras da região, quando foi aberto o loteamento do bairro da Bela Sintra, na mesma época foi criada a Rua da Real Grandeza, atual avenida Paulista. Até 1942 a Rua Martins Fontes era o início da rua Augusta. O trecho do centro até a Av. Paulista (baixa Augusta) já concentrou lojas luxuosas de decoração e roupas, cinemas e cafés freqüentados pela elite paulistana. Se transformou em point da juventude, principalmente a partir dos anos 60. Aos poucos seu perfil mudou, e hoje concentra uma cena boêmia alternativa e também prostituição, com diversas saunas e boates.

O trecho Paulista-Jardins por sua vez é mais fashion, marcado por lojas de roupas e acessórios. Nas ruas próximas e travessas, como a Rua Oscar Freire, se encontram as maiores grifes do mundo.

O que encontraremos lá:
Recentemente o lado do centro, ou baixa augusta, tem sido invadida pelos moderninhos da cidade, e hoje casas noturnas mais descoladas convivem com os “inferninhos”, na rua mais heterogênia da cidade, quem sabe do país. Um cenário rico para a fotografia, permitirá aos “saíderos” realizarem muitas e variadas fotos. Agora o que encontraremos lá, depende de nós!

História das Saídas Fotocultura:
Realizamos as Saídas Fotocultura desde 2008. No começo eram apenas para os alunos do curso Fotografia e Cultura Visual, ministrado por Yuri Bittar. Depois de pedidos foi liberada a participação dos ex-alunos, e depois de qualquer pessoa, o que se mostrou extremamente interessante, pois quanto mais gente maior é o aprendizado. A cada saída temos buscado criar uma proposta nova, assim já tivemos o Desafio Fotográfico, o Poser Day, o Fotolove e o Fotoescambo!

Veja como foram as saídas anteriores e tudo sobre as Saídas Fotocultura: www.yuribittar.com

Veja reportagem na CNT sobre a 16ª Saída Fotocultura: www.youtube.com/watch?v=wje0986agYE

_______Próximas saídas e cursos______________________________

18ª Saída Fotocultura: Rua Augusta - Lado A (jardins)
28/11/2010, domingo - 10hs. - Encontro: Av. Paulista x Rua Augusta
Aguarde mais informações!

Próximos cursos Fotocultura:
A Fotografia de Rua - A Fotografia e a Cultura Visual em versão prática
Curso sobre fotografia básica e fotografia de rua, em apenas um dia!
24/10/2010 – das 9 às 15 horas

A fotografia e a Cultura Visual
Aprender a fotografar, mas também a refletir sobre a fotografia e sobre como nos portar diante de um mundo repleto de imagens. Esta é a proposta !
06/11/2010 - Sábado - das 9 às 17hs - na Fine Photo

Yuri Bittar
bittar@yuribittar.com

Nenhum comentário:

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture