terça-feira, 22 de junho de 2010

Reflexão e objetivos


A Fotografia é uma atividade que há regras e ao mesmo tempo, não há regras.
Mas todo fotografo, preciso ao menos, parar para pensar e analisar seus trabalhos e objetivos fotográficos.
A câmera fotográfica foi feita para brincar? Para trabalhar? Temos que aprender a fotografar poupando o equipamento? Ou tirando milhares de fotos porque na tentativa e erro se aprende? Bom, cada fotografo acha sua postura e seu caminho no aprendizado e administração de carreira.

Independente das opções pessoais, cada “fotografo” precisa de tempos em tempos, parar para refletir sobre sua fotografia. É natural sentir a febre de capturar os ventos, as pedras, as flores e cada movimento daquilo que respira e cada detalhe daquilo que não se mexe.

Fazendo comparações, chega-se a conclusão que “fotografia” vai além do estilo, da marca da câmera, da capacidade da lente. Vai além do flash, do rebatedor, do cartão de memória e do 35mm também.

Se quilometragem da DSLR ou da SLR está alta e no disco rígido acumulam-se imagens que não cabem no Flickr, então é hora de prestar mais atenção na luz, no enquadramento, no objetivo, na composição, na captura... seja arte, seja esporte. Seja fotojornalismo, seja moda... além de tudo e mais um pouco, fotografia também é perícia e qualidade.

O que não necessariamente é sinônimo de quantidade.

Nenhum comentário:

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture