quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dicas de direção de modelo

Para um ensaio fotográfico em estúdio ou em outro ambiente, sempre devemos estar atentos a algumas atitudes para que o trabalho renda boas fotos.

Vou deixar aqui algumas dicas de direção de modelo para que você tenha em mente como preparar a sessão de fotos.


** Se possível, é bom antes da sessão de fotos fazer uma entrevista com o fotografado, para conhecer a pessoa, seu objetivo de fazer esse ensaio e criar uma certa intimidade, deixando ambos mais a vontade para na hora de realizar as fotos ter um clima um pouco mais descontraído. E claro, você como fotógrafo já ver os melhores ângulos do fotografado.

** Demonstrar segurança ao fotografado, seja na entrevista e principalmente na hora das fotos. Nos casos em que se precisa trocar alguma luz ou equipamento de lugar, para não tornar cansativo ou chato o ambiente,utilize das frases "vou mudar essa luz pra realçar seu olhar" ou "essa luz assim vai te deixar maravilhosa". E assim também conquistar a confiança do fotografado.

** Você pode preparar uma pasta com algumas poses de auxilio buscando em pesquisas na internet, lembrando que é apenas um ponto inicial de sua criatividade. Pode também pedir para a modelo ir se movimentando espontâneamente e vendo uma pose que goste peça para parar.
Utilize do dedo ou braços para indicar para que lado o modelo deve olhar. Você pode também fazer a pose e pedir para que ela imite e até mesmo dar referências. Utilizar espelho no estúdio também ajuda.
Cadeiras, bancos, sofá, tapetes e outros acessórios podem ajudar o modelo nas poses também. Pedir para apoiar um dos pés num banquinho pode ajudar na postura.

** Fazer pequenas pausas e mostrar no visor uma ou outra foto ajuda também na confiança do modelo que vai perceber estar recebendo atenção especial.

** Elogie sempre, mas tome cuidado com excessos para não parecer soar forçado. Toda pessoa gosta de elogios e com isso se sente mais segura para posar para alguém que na maioria das vezes nem conhece.

** Fotógrafo de sexo oposto ao fotografado deve evitar tocar no fotografado para ajeitar cabelo ou roupa, se for necessário, peça licença. E fotógrafo deve sempre olhar nos olhos do fotografado para não o deixar intimidado principalmente se estiver fazendo uma sessão fotográfica de lingerie ou mais sensual.

** Quando agendar sessão fotográfica peça para a modelo levar alguém da família, de preferência a mãe ou uma tia, uma amiga (pai ou namorado podem intimidar a modelo).

Nenhum comentário:

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture