segunda-feira, 19 de abril de 2010

Neste post quero passar algumas dicas de situações que fui aprendendo no decorrer das minhas aulas de fotografia, minhas saídas fotográficas, trabalhos entre outros.

Espero ajudar aos novos apaixonados pelos clicks!!!

Bom!!! Vamos lá...

1. Se você está na rua, num lugar sem nenhum sombra, com sol de meio-dia, e vai fotografar uma pessoa pode usar o flash.

Por que o flash? Se você olhar para a pessoa verá aquelas sombras embaixo dos olhos e aquele babador abaixo do queixo, que é a sombra da cabeça. Com o flash você ilumina o rosto da pessoa amenizando essas sombras. Só não esqueça de verificar a distância que o seu flash consegue iluminar, porque não vai adiantar fotografar uma pessoa há um kilômetro sendo que seu flash só ilumina no máximo um metro e meio.

Para saber a distância que seu flash pode iluminar um ambiente, leia o manual do flash ou da sua câmera.

2. Fotografia de lugares internos (dentro de casa ou outros lugares fechados), deve utilizar abertura grandes de diafragma (2.7 por exemplo), velocidade baixa (30 de exemplo) e ISO alto (400, 800... só lembrando para evitar de usar o ISO máximo da câmera para as fotos não saírem granuladas demais) - isso se for tirar foto sem flash!! E usar tripé pois velocidade baixa você tem grande chance de que a foto saia tremida. Não esquecendo de regular o WB (balanço de branco) para luz ambiente e zerar seu fotômetro da câmera.

Se usar o flash, pode aumentar um pouco a velocidade para não tremer e sair os fantasminhas na foto.

Se sua câmera não tem como regular essas coisas todas, veja o que você pode regular ( por exemplo, ISO e WB).

3. Câmeras compactas, quanto maior o zoom que você dá pra fotografar mais chance tem de sair tremida se não estiver num tripé, por isso tente ao máximo usar pouco zoom.
Detalhe: desative o zoom digital da câmera porque esta ferramenta é a mesma coisa que fazer um recorte na foto pelo computador.

4. Se for fotografar algo muito longe do seu alcance não utilize flash!! Por exemplo, se estiver num show onde você está há muitos metros do cantor, se você bater uma foto com flash só vai iluminar a cabeça do cidadão na sua frente, pois o flash das câmeras tem uma distância limitada para iluminar.

5. Quando for fotografar uma projeção na parede ou outro ambiente, também desligue o flash, pois você verá a imagem na tela da câmera mas quando tirar a foto com flash, o mesmo ilumina o local fotografado e você só verá uma parede branca ou algo parecido.

6. Quando for fotografar contra-luz, por exemplo, uma pessoa posicionada na frente de uma janela iluminada. Se você usa a câmera no modo manual, lembre de fotometrar no claro (fundo) e ligar o flash para iluminar a pessoa.

Essas são as primeiras dicas! Em breve postarei mais!

Nenhum comentário:

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture