segunda-feira, 29 de março de 2010

Dica:como criar um cartão cinza 18%



Para quem já conhece um pouco sobre fotografia e suas técnicas sabe da importância de uma referência na hora de medir a luz e fotometrar uma cena.
E acompanhando em uma revista o fotógrafo Mauri Granado deu a dica de como criar o nosso próprio cartão cinza 18%.

Como este não é um cartão qualquer e como ele mesmo disse na revista "em lojas especializadas em fotografia profissional comercializa alguns modelos de cartões cinza, cobrando entre R$ 50 a R$ 200 pelo kit de duas folhas." E para quem não quer ou não pode desembolsar esse valor, vale a dica!!

Anote a receita:

Material

estilete
fita crepe
tinta acrílica da Suvinil código P 148(ou de outra marca que corresponda ao cinza 18%)
régua de aço
rolo de espuma pequeno
um pedaço de tecido de TNT preto para pintura
uma Lâmina de MDF ou foam board (material usado para fazer paspatur de fotos, vendidos em grandes papelarias) na medida de 5 mm de espessura.

Agora vamos ao "como fazer"

Com a ajuda da régua de aço e o estilete, corte a placa de MDF ou foam board no formato 30 x 40 cm (sugiro este tamanho, pois é a medida que cabe dentro de uma mala de equipamentos).

Depois de recortar no tamanho desejado, pinte a lâmina usando o rolo de pintura e a tinta na cor cinza. Atenção: passe três demãos da tinta, deixando secar bem entre uma e outra demão.

Recorte o tecido TNT preto com cerca de 1 cm a mais que a lâmina de foam ou MDF na altura. O objetivo é proteger a área cinza da exposição à luz para o cartão não perder eficiência.

Use um pedaço de fita crepe e faça uma espécie de fecho colando a bordo do TNT, de forma que o tecido cubra o cartão cinza como uma cortina.

3 comentários:

Cid Costa Neto disse...

Gostei da idéia de fazer um cartão cinza, pois os encontrados no mercado são muito caros. Mas fiquei com uma dúvida, quando você se refere usar o TNT para o cartão não perder a eficiencia, trata-se de evitar o desbotamento?

Valesca Braga disse...

Ola Cid!

Em relação ao TNT, é uma forma de proteger seu cartão de possíveis riscos e sugeira. Claro que se o cuidado for dobrado o desbotamento também vai demorar a acontecer.

Mesmo para quem compra um cartão 18% deve ter esses cuidados porque assim aumenta o tempo de vida útil do cartão.

Abraços!
Valesca Braga
www.clickarteacao.com.br

Sadyra disse...

E se colocassemos um verniz fosco em vez do TNT, Seria possível ou comprometeriam a utilização do cartão???

Fotos do grupo Fotocultura no Flickr

www.flickr.com
itens do Fotocultura / Photo-CultureMais na galeria Fotocultura / Photo-Culture